sexta-feira, 30 de março de 2012

Super interessante!


Fundamentos da Teoria da Relatividade Geral




DO QUE TRATA

Contém o que foi a maior realização de Einstein: a Teoria da Relatividade Geral. Desenvolvida a partir da ampliação da Teoria da Relatividade Especial, apresentada em 1905, trata dos corpos em aceleração e dos efeitos da gravidade, sugerindo o conceito de que gravidade provoca uma curvatura do espaço. Segundo Einstein, o tempo não transcorre na mesma velocidade para a matéria em repouso e para a matéria em aceleração, e a matéria pode se manifestar em forma de energia. A teoria leva a conclusões como a de que a massa de um corpo depende de sua velocidade, propondo a existência de uma mudança de massa, dimensão e tempo com o aumento da velocidade. Propõe ainda que o tempo seja uma quarta dimensão, relativa ao espaço.

QUEM ESCREVEU

Albert Einstein (1879-1955) é o cientista mais famoso e pop da história. Sua conhecida foto com a língua de fora estampa anúncios, camisetas e outdoors em todo o mundo. Nascido em Ulm, na Alemanha, Einstein se naturalizou suíço aos 21 anos. Em 1905, com apenas 26 anos, quando era funcionário do serviço de patentes de Berna, apresentou suas brilhantes descobertas: a Teoria da Relatividade Especial e a Teoria Quântica da Luz, além de ter demonstrado que matéria e energia são uma coisa só, com a famosa equação E=mc . Ganhou em 1921 o Prêmio Nobel da Física pela lei do efeito fotoelétrico. Em 1933, mudou-se para os Estados Unidos, onde passou a viver, lecionando em Princeton e adotando a cidadania americana. Ao morrer, teve seu corpo cremado e seu cérebro doado para a ciência.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

A teoria desenvolvida por Einstein estabelece que tempo e espaço não são absolutos como postulava a física de Newton, mas variam de acordo com o referencial - o que significou uma revolução na maneira de entender o Universo. Seu estudo forneceu elementos para que todos os ramos das ciências biológicas e humanas revissem seus conceitos. As teorias de Einstein são levadas em conta no desenvolvimento do sistema de posicionamento global que guia navios, aviões e carros, na fabricação da tela do computador, da televisão, das usinas nucleares, do CD-player, da tomografia computadorizada e da bomba atômica, entre outros.


Fonte: super.abril.com.br




Nenhum comentário: