quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aquecimento global é irreversível

ALERTA: As temperaturas na Terra estão subindo a ponto de tornar irreversíveis o degelo das camadas polares, a elevação do nível dos oceanos, a destruição das cidades litorâneas e de todas as florestas.


O aquecimento global já é irreversível, afirmam os cientistas. As estimativas diferem, mas é provável que a temperatura mundial suba até 6ºC devido às emissões de gases do efeito estufa que prosseguem aumentando de forma descontrolada. Mas, antes disso, haverá um ponto em que os estragos decorrentes do aquecimento – como o degelo das camadas polares e a perda das florestas – acontecerão fatalmente. Um motivo maior de preocupação para toda a população do planeta é que um novo tratado climático, obrigando grandes poluidores como EUA e China a reduzirem suas emissões só deve ser definido até 2015, talvez para entrar em vigor em 2020.

“Estamos no limiar de grandes mudanças”, disse Will Steffen, diretor do Instituto para a Mudança Climática da Universidade Nacional da Autrália, falando numa conferência em Londres. No caso das camadas de gelo, cruciais para desacelerar o aquecimento, o limite já foi ultrapassado, segundo Steffen. A capa de gelo da Antártida ocidental já encolheu, na última década, e a região da Groenlândia perde 200 quilômetros cúbicos de cobertura por ano, desde a década de 1990. A maioria dos especialistas prevê também que a Amazônia se tornará cada dia mais seca em decorrência do aquecimento. Uma estiagem que tem matado muitas árvores prova que a floresta também está num ponto irreversível, a partir do qual deixará de absorver emissões de carbono e passará a contribuir para elas.

Entre 30 e 63 bilhões de toneladas de carbono por ano estão sendo liberadas na atmosfera. Este é um volume bem mais expressivo do que os cerca de 10 bilhões de toneladas de CO2 liberadas por ano, pela queima de combustíveis fósseis. Durante a sessão plenária da Cúpula sobre Segurança Nuclear, da qual participam 53 países, em Seul, Coreia do Sul, o primeiro-ministro francês, François Fillon, afirmou que “não se pode abrir mão das vantagens do nuclear”, considerando que o aquecimento global é mais perigoso do que “qualquer acidente tecnológico”. “O aquecimento global, que poderá causar danos bem mais graves do que qualquer acidente tecnológico, a escassez de recursos energéticos, encorajam-nos a continuar as pesquisas em matéria nuclear”, declarou Fillon aos jornalistas, em Seul. 


Fonte: vocesabia.net



Já que a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 começam daqui a 3 meses, fique por dentro das curiosidades de Londres!!!



Guia das origens e sentidos desses símbolos, além de outras curiosidades sobre o Reino Unido, úteis, sobretudo, para quem vai visitar Londres pela primeira vez


A Grã-Bretanha é uma das Ilhas Britânicas, que abrange a maior parte do país conhecido como Reino Unido. Nesta ilha estão três das quatro nações britânicas, que são a Escócia, na parte Norte, a Inglaterra, no Sul e o País de Gales, a Oeste. A quarta nação, a Irlanda do Norte, situa-se na Ilha da Irlanda. A Irlanda, situada ao Sul da Irlanda do Norte, já pertenceu ao Reino Unido, mas hoje é um país independente.

O que faz a rainha Elizabeth II e como ela se sustenta?


A rainha Elizabeth II, que, neste ano, completa 60 anos no trono, é a chefe de Estado do Reino Unido. Ela não tem poderes executivos ou legislativos, mas cabe a ela declarar quando o país está em estado de guerra ou paz, liderar as forças armadas, proclamar a dissolução do Parlamento e ratificar tratados internacionais, assim como receber convidados estrangeiros e representar o país no exterior. Sua importância é representada também pelo fato de ser um símbolo do orgulho nacional. Quanto às suas fontes de renda, originam-se principalmente de lucros obtidos com a exploração de suas propriedades pessoais, rendimentos de seus investimentos e a chamada Civil List, uma quantia destinada pelo governo à rainha e aos membros seniores da família real.

O Palácio de Buckingham


Além de ser a residência de rainha Elizabeth II, o Palácio de Buckingham é o local de entretenimento real, base de todas as visitas oficiais de chefes de estado ao Reino Unido e uma grande atração turística. No entanto, não é admirado por todos, pois foi votado como o quarto prédio mais feio de Londres. O Palácio tornou-se a residência oficial da monarquia com a coroação da Rainha Vitória, em 1837.

De onde vem o hábito de tomar o chá das 5?


O chá ganhou adeptos no século XVII, principalmente por causa da princesa portuguesa Catarina de Bragança, esposa do rei Charles II. A princesa trouxe de Portugal o hábito de beber a infusão, que, assim, se tornou uma bebida “da moda” entre a realeza. A ideia de promover o chá das 5 é atribuída à duquesa de Bedford, por volta do ano 1800. O jantar costumava ser servido só às 21h e a duquesa, com fome, teve a ideia de fazer um “lanchinho” com chá e petiscos à tarde. Logo a cerimônia do chá das 5 se formalizou como uma oportunidade para as damas se juntarem e fofocarem. O chá só era bebido pelos nobres, até o começo do século XIX, quando reduções no imposto sobre a bebida a tornaram mais acessível a todos.



Como surgiu a cabine de telefone vermelha?



As tradicionais cabines telefônicas vermelhas foram introduzidas no país a partir de 1936, para celebrar o jubileu de prata do rei George V. O modelo da foto, que se tornou um ícone, chama-se K6 e é de autoria de Giles Gilbert Scott. Acredita-se que Scott foi inspirado por um mausoléu existente na antiga igreja de Saint. Pancreas, no centro de Londres. A K6 servirá de inspiração para um projeto cultural nos próximos meses, em que artistas e designers transformarão as cabines em instalações artísticas. 

Por que eles dirigem do lado esquerdo das ruas, com o volante do lado direito dos carros?


Diz a tradição que, nas sociedades feudais da Idade Média, viajar no lado esquerdo das ruas significava ter a mão direita livre, tanto para cumprimentar quanto para se defender de alguém. Essa é uma versão comumente contada, ainda que haja poucas comprovações históricas. Na Grã-Bretanha e em muitas ex-colônias britânicas, o estilo persistiu. Há decretos históricos – de data indeterminada – determinando a direção no lado esquerdo em território britânico. Apesar da noção de que dirigir à esquerda, com o volante à direita, é “estranho”, o fato é que cerca de 40% da população mundial dirige assim.

Como surgiram os ônibus de 2 andares?


Como surgiram os “pubs”?


Os pubs atuais têm origem nas cervejarias e hospedarias medievais Derivam das “alehouses” (cervejarias) e “inns” (hospedarias) da Idade Média, quando eram lugares quentes, com um local para a fermentação de cerveja ao fundo, onde as pessoas se reuniam. Uma grande diferença em relação aos pubs de hoje é que os atuais adotaram a prática de colocar mesas na calçada e passaram a servir comida – algo que originalmente não faziam. A palavra “pub” é uma abreviação de “public houses” (casas públicas), em contraposição aos clubes privados britânicos, exclusivos para membros.

O Big Ben


Big Ben, ao contrário do que quase todo mundo pensa, não é o nome do famoso relógio do Parlamento Britânico, nem o da sua torre. É o nome do sino, que foi instalado no Palácio de Westminster, durante a gestão de sir Benjamin Hallem, em 1859. Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamim tinha o apelido de Big Ben (Grande Ben), apelido que foi transferido depois para o sino. Todos os dias, a rádio BBC transmite as suas famosas badaladas. O sino foi fundido por George Mears em 1858, mede quase 3 metros de diâmetro e pesa 13, 5 toneladas. O nome do relógio propriamente dito é Tower Clock, ou Clock Tower (Torre do Relógio), famoso pela sua precisão e tamanho. Os ponteiros dos quatro mostradores medem 2,7 m (horas) e 4,7 m (minutos) O relógio trabalha sincronizado com o Royal Greenwich Observatory. Como se sabe, os ingleses são obcecados por pontualidade e hora certa.

Scotland Yard


A Scotland Yard (cuja tradução é Quarteirão da Escócia), é a sede da Polícia Metropolitana de Londres. O nome deriva da sua antiga localização, na Great Scotland Yard , uma rua situada em Whitehall. A exata origem do nome é desconhecida, mas, segundo uma hipótese, no local se encontrava a missão diplomática dos reis da Escócia, antes da união de 1707 entre a Inglaterra e a Escócia.


A Polícia Metropolitana foi constituída em 29 de setembro de 1829, pelo ministro do interior da época, Sir John Peel. Em 1890, a sede foi transferida para Victoria Embankment, recebendo a denominação de New Scotland Yard. É considerada uma das mais eficientes policias do mundo.

A Torre de Londres


O nome completo desse monumento histórico é Her Majesty’s Royal Palace and Fortress The Tower of London (O Palácio Real e Fortaleza de Sua Majestade A Torre de Londres), fica situada no centro de Londres, na margem Norte do Rio Tâmisa. A construção foi iniciada em 1078 por Guilherme O Conquistador. Todo o ambiente é repleto de história. Como exemplo disso temos os assassinatos dos principes filhos de Eduardo IV na Torre Sangrenta que recebeu este nome pela história que atormenta suas paredes. Sua função variou com o passar dos séculos, desde palácio para sede da Casa da Moeda a mostra dos animais do Reino. Também serviu como local de execução e tortura. Lá, foram decapitadas inúmeras pessoas, inclusive a rainha Ana Bolena, por ordem do seu próprio marido, o rei Henrique VIII. É também na Torre de Londres que as jóias da coroa britânica ficam guardadas, numa camâra subterrânea

Hyde Park


É um parque no centro de Londres. Em 1637, sob o reinado do rei Carlos I, o público teve sua entrada permitida. Com o passar dos anos, o Hyde Park se tornou um lugar para celebrações nacionais. Até hoje, essa é uma área onde qualquer pessoa pode protestar contra qualquer assunto, exceto falar mal da rainha e da família real.

The Tower Bridge


Ponte levadiça construída sobre o Rio Tâmisa. Foi inaugurada em 1894 e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, além de ser uma das pontes mais famosas do mundo. Está localizada ao lado da Torre de Londres. A ponte se parece com fortes escoceses da Idade Média, e suas básculas abrem como a ponte levadiça de um castelo. Foi inaugurada em 1894, com a presença do então Príncipe de Gales, Eduardo VII. A Tower Bridge já foi alvo de vários acontecimentos inusitados e já teve destaque em alguns filmes, como O Diário de Bridget Jones, 007 – O Mundo Não é o Bastante, O Retorno da Múmia e Sherlock Holmes.

Fonte: vocesabia.net

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estudo aponta que apenas 20% das mulheres descobrem câncer de mama no início

Estudo feito em centros de oncologia do Brasil, mostrou que apenas 20% das mulheres com câncer de mama são diagnosticadas no estágio inicial da doença. Nos Estados Unidos, o índice é de 61%.


Nem todas as brasileiras têm acesso a um diagnóstico precoce do câncer de mama. Um estudo revelou que a doença aparece quase sempre associada à dificuldade de conseguir tratamento.
Além de demorar pra descobrir o câncer de mama, muitas brasileiras sofrem com a espera para começar o tratamento, que pode chegar a seis meses e até um ano. É uma demora muito grande para quem corre contra o tempo.

A recomendação médica é que depois da biópsia seja feita, no máximo em três meses, a cirurgia e que, depois da cirurgia, o tratamento comece imediatamente.

“No sistema público, é muito difícil que o tratamento definitivo seja feito antes de seis meses. E você perder seis meses pode ter uma diferença enorme para a paciente, pode prejudicá-la”, aponta o oncologista Max Mano, do Instituto do Câncer de São Paulo.

Ao todo, 75% dos brasileiros dependem do SUS como única fonte de atendimento à saúde.

Um estudo feito em centros de oncologia de todo o Brasil, entre 2006 e 2009, mostrou que apenas 20% das mulheres com câncer de mama no país são diagnosticadas no estágio inicial da doença. Nos Estados Unidos, o índice é de 61%. O problema é mais grave na rede pública de saúde, onde 37% das mulheres descobrem a doença em estágio avançado.

O estudo mostrou também que, enquanto no estado de São Paulo existem 335 máquinas para radioterapia, no estado de Roraima, existem apenas duas.

“O que o Ministério da Saúde afirma é que, de 2009 a 2011, houve um aumento de mais de 267% do numero de mamografias realizadas no país. O Ministério da Saúde vem desenvolvendo, desde 2010, um processo de capacitação e aumento de profissionais, não somente profissionais médicos para o tratamento do câncer de mama, mas também profissionais técnicos para aumentar a oferta desses profissionais e aumentar o número de exames e o diagnóstico precoce para que esse paciente chegue na alta complexidade com menor tempo de estádio da doença”, declara José Eduardo Fogolin Passos, coordenador de alta e média complexidade do Mato Grosso do Sul.

Luciana Holtz é presidente do Instituto Oncoguia, que defende os direitos dos pacientes com câncer, e recebe muitas reclamações. 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento de alta complexidade do câncer de mama oferecido pelo Sistema Único de Saúde é o mesmo oferecido na rede privada. O ministério também afirma que não há falta de equipamentos. O país conta com mais de 2,5 mil mamógrafos, número acima do necessário previsto para atender a população, segundo o ministério.


Fonte: globo.com


PMs de Sergipe processam a cantora Rita Lee por danos morais

Serão 16 ações individuais e cada policial pedirá indenização de R$ 24 mil.


Dezesseis policiais militares de Sergipe decidiram processar a cantora Rita Lee por danos morais.

A informação é do advogado Plínio Karlo, que representa os PMs, que se sentiram ofendidos pela artista durante seu último show realizado no dia 29 de janeiro, na Praia da Atalaia Nova, no município da Barra dos Coqueiros (SE), região metropolitana de Aracaju.

A cantora protestou contra a ação dos PMs que realizavam a segurança do evento e chegou a xingá-los. Em uma das interrupções a cantora fez a seguinte declaração: “Seus cachorros! Coitados dos cachorros. Cafajestes! Vocês estão fazendo de propósito. Eu sou do tempo da ditadura, se pensa que eu tenho medo, p..! Venha aqui! Eu sou mulher. Mulher, queridos! Sou mãe tive três filhos, tenho uma neta, 67 anos, que que vocês vão fazer? É isso que vocês querem? Chamar a atenção? Eles querem chamar a atenção, querem cantar? É horrível! Eu tenho paranoia com esse tipo de coisa, por que isso? Por quê? Eu queria saber. Cadê? Cadê por escrito que vocês têm que fazer isso? Cavalaria aqui não, filho. De cavalo. Cavalo é um bicho delicado. Que isso? Não. Eu não vou esperar, esse show é meu, as pessoas estão esperando eu cantar. Não é a gracinha de vocês. Seus f... da p.... Agora venha aqui me prender”.
Ao final da apresentação Rita Lee foi detida por desacato e encaminhada à Delegacia, onde prestou depoimento e foi liberada em seguida. 

De acordo com o advogado, que preferiu entrar com ações individuais na justiça, cada policial irá requerer R$ 24.880 mil de indenização.

Acordo - Na semana passada, a Justiça de Sergipe enviou uma carta precatória à comarca de São Paulo para que a cantora defina, no prazo de dez dias, se irá acatar ou não o acordo proposto pelo Ministério Público Estadual. A promotoria quer que a artista preste serviços comunitários por três meses e doe o cachê, de R$ 115 mil, para o Fundo Municipal para Criança e Adolescente do município da Barra dos Coqueiros.


Fonte: g1.globo.com


terça-feira, 8 de maio de 2012

Um instagram que tira fotos com animação

Vocês já conhecem o Cinemagram? Eu não conhecia e fiquei impressionada com o resultado e a facilidade que o app proporciona. Com um jeito todo instagram, ele tem uma rede social própria, filtros bem legais e também é free! Vale a pena conferir!!!









Fonte: hypeness.com.br


A arte de Mantoiani

Fazer retratos de fotógrafos famosos posando com suas mais notáveis imagens. A ideia de Tim Mantoiani, fotógrafo de San Diego, rendeu 150 imagens em cinco anos e acabou se tornando o livro Behind Photographs: Archiving Photographic Legends.






Fonte: arte.jor.br





SP pode vir a ter Virada só de comida no 2º semestre


Após a confusão envolvendo a galinhada de Alex Atala e as filas do projeto Chefs na Rua da 8.ª Virada Cultural de São Paulo, no fim de semana, a Prefeitura estuda criar a Virada Gastronômica já no próximo semestre. O prefeito Gilberto Kassab afirmou que a ideia surgiu por causa do "sucesso" das bancas dos cozinheiros famosos, que não deram conta da demanda.

Sobre o tumulto na madrugada de domingo, Kassab afirmou que a escolha do D.O.M., de Atala, eleito o quarto melhor restaurante do mundo pela revista britânica Restaurant, em premiação, coincidiu com a semana da Virada, levando a uma procura maior do que a esperada. Na barraca onde seriam distribuídas 500 galinhadas, na abertura do Chefs na Rua, apareceram milhares de pessoas. Por segurança, o próprio chef acabou sendo impedido de chegar até o local pela organização do evento. 

Agora é esperar pra ver se sai mesmo a virada gatronômica... A ideia é muito boa!


Fonte: estadao.com.br



segunda-feira, 7 de maio de 2012

O antes e o depois do Photoshop













Bendito seja o Photoshop!!!




Fonte: geraligado.com.br




Assista ao trailer de "O Espetacular Homem-Aranha"



 "O Espetacular Homem-Aranha" estreia em 03 de julho em todo o Brasil. 
E ai? Batman ou Aranha?




Fonte: pinkvader.com





OPERAÇÃO SORRISO NO RIO DE JANEIRO: 31/05 E 01/06/12




Nos dias 31 de maio e 01 de junho, a ONG Operação Sorriso realizará um programa humanitário na cidade do Rio de Janeiro, oferecendo cerca de 100 vagas para cirurgias corretivas gratuitas em crianças portadoras de fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio leporino, lábio lascado ou goela de lobo).
A seleção dos pacientes será realizada no Centro de Tratamento de Cirurgias Crânio-Maxilo-Facial (CTAC), na Av. Marechal Rondon, 381 e as cirurgias dos pacientes selecionados será feita no Hospital Universitário Pedro Enersto (HUPE) já na semana seguinte.
Para participar não é necessário fazer pré-inscrição, apenas comparecer ao local nos dias indicados levando documentos. Pacientes e mais 1 familiar que residam fora do município podem solicitar no dia por hospedagem gratuita. A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo. “A preocupação da Operação Sorriso no mundo inteiro está em realizar um programa humanitário com qualidade. Vamos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Para isso, montamos uma grande estrutura de recepção aos pacientes e seus familiares, onde contamos com a Marinha do Brasil no apoio à logística e alojamento”, explica Clóvis Brito, diretor executivo da OSB.
Ao todo, cerca de 70 voluntários do mundo inteiro estarão envolvidos na missão do Rio. Os profissionais pertencem a diferentes especialidades como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria etc. “A ideia é operar e capacitar centros locais. As crianças que não forem atendidas serão encaminhadas para o serviço local, atingindo a população com resultados mais permanentes”, enfatiza Luciana Glaser, coordenadora Nacional de Programas da OSB.
Os profissionais de saúde responsáveis são especializados em fissura labiopalatina e coordenados pela equipe da Operação Sorriso. “O processo de credenciamento dos voluntários é coordenado pelo Conselho Multidisciplinar de Saúde da Operação Sorriso, visando garantir que tenhamos um time altamente especializado. Parte importante do nosso trabalho é o investimento no treinamento e na capacitação dos profissionais de Saúde. Buscamos a sustentabilidade local no atendimento ao paciente fissurado, principalmente nas regiões de grande demanda”, explica o Dr. Nivaldo Alonso, voluntário da Operação Sorriso e coordenador do Centro de Cirurgias Crânio-Faciais da USP, reforçando que os interessados em participar podem preencher cadastro no site da OSB.
Quem quiser ajudar também pode doar alimentos, produtos de higiene e limpeza e roupas de cama e banho que serão direcionados ao atendimento das pessoas vindas de outros municípios. Os materiais mais solicitados são açúcar, aveia, biscoito doce ou salgado, café, mingau, iogurte, leite, maisena, achocolatado em pó, sucos, gelatina, água sanitária, bacias, baldes, esponjas, detergente de louça, copo descartável, creme dental, escova de dente, desodorante, guardanapos, lixeiras, papel higiênico, panos de chão e de prato, sabão, sabonete e sacos plásticos. Basta entrar em contato no telefone (21) 7979-5870.
Além da Marinha do Brasil, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, CTAC, HUPE, Rio Solidário, Loterj, Instituto da Criança, Colgate-Palmolive, ETHICON, Johnson & Johnson, F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI. Apoio Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O que é fissura labiopalatina?

O lábio fissurado, ou fenda palatina, é uma abertura no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um problema congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. As consequências da fissura labiopalatal na vida de uma criança vão além da estética e podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.
A cirurgia é relativamente rápida. Em média, uma cirurgia no lábio tem duração média de 45 minutos e, na manhã após a cirurgia, o paciente já está liberado para retornar para casa.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é a maior organização mundial dedicada exclusivamente a crianças portadoras deformidades faciais, com atuação em 60 países, e mais de 200.000 crianças operadas. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 73.000 exames e avaliações especializadas e mais de 5 mil cirurgias em 10 estados brasileiros. Estes atendimentos refletem milhares de histórias de superação, dedicação e amor ao próximo.
Em 2011 foram realizados mais de 4 mil exames multidisciplinares especializados para crianças das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, sendo realizadas 339 cirurgias e 10 programas pós-operatórios, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para 471 crianças. Também foram realizados três programas de treinamento para 88 profissionais de saúde dessas regiões.
A organização atua de forma independente e transparente, mantendo completa responsabilidade na coordenação dos programas, levantamento de fundos e estabelecimento de acordos com instituições e empresas parceiras. Não há financiamento governamental e os balanços financeiros estão disponíveis no site.

Para mais informações sobre a Operação Sorriso do Brasil e sobre o programa médico-humanitário, acesse: www.operacaosorriso.org.br.

SERVIÇO:

Dias de seleção dos pacientes: 31 de maio e 01 de junho de 2012

Local: CTAC – Av. Marechal Rondon, 381 – São Francisco Xavier -RJ

Horário: a partir das 8h.

Datas das cirurgias: 04 a 08 de junho

Local: Hospital Universitário Pedro Ernesto


Obs.: Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer com documentos ao local informado acima no dia da triagem dos pacientes.




Fonte: operacaosorriso.org.br