segunda-feira, 12 de março de 2012

Lust for Life: Espetáculo Pornô Falcatrua em cartaz!!!

Em uma espécie de teatro onírico, os personagens desfilam seus vícios, desejos, rancores, sonhos e delírios. O espetáculo é baseado no livro Pornô, de Irvine Welsh, uma continuação do polêmico livro Trainspotting, que se tornou um clássico do cinema contemporâneo ao ser adaptado e levado às telas por Danny Boyle, em 1996.



Pornô mostra a vida dos desvirtuados personagens dez anos após a trama passada em Trainspotting, quando eles seguem à beira da marginalidade, envolvidos em trapaças e trambiques movidos a sexo, drogas e rock and roll: a ideia da trupe, ou melhor, de Sick Boy (Sérgio Guizé, em ótima atuação) é, como indica o título da peça, criar uma produtora de filmes pornôs. Sick Boy, aliás, lembra o personagem de Al Pacino em Scarface (1983), o traficante Tony Montana, tanto no figurino quanto no hábito de enfiar o rosto em uma montanha de cocaína.
Os atores, vale destacar, atuam com entrega e paixão, como pede o texto. A direção de Gustavo Machado traz elementos de vídeo, dança e teatro, e flui de maneira precisa, no limite entre a informalidade que permeia a encenação e a precisão de se levar a cabo um projeto tão livre e inusitado em sua apresentação.
Um detalhe que colabora com a singularidade do espetáculo é o fato de ser encenado no Studio SP, que, na verdade, não é um teatro propriamente dito: com uma pista de dança no centro, um coreto onde bandas e artistas da cena independente se apresentam em uma das extremidades, e um bar na outra, permite uma interação entre atores e plateia. Tudo é cenário. Inclusive o público, que fica acomodado entre cadeiras e poltronas espalhadas pelo ambiente, e também nas arquibancadas móveis instaladas.
Aos poucos os atores entram em cena, misturando-se à plateia, numa interação pulsante, ora com sorrisos, provocações e danças sobre cada um dos pequenos pulpitos que formam o cenário, ora com cenas antológicas, como os monólogos de Spud (Fábio Okc) e uma hilária orgia movida a pênis de borracha e estrelismos do diretor que a filmava.
Desejo de liberdade, quebra de padrões, ojeriza a róulos, desmistificação do sexo, arrependimento, emoção, gozo: lust for life.


Vá com o coração aberto e ânimo redobrado, pois depois da peça as cadeiras são retiradas, o cenário desfeito e tem vez uma balada, comandada por dois dos integrantes do elenco
(Abhiyana e Fábio Ock).
O elenco é completado por Ana Nero, Fernando Fechhio, Pablo Sgarbi, Ravel Cabral e Sofia Botelho.

Pornô – Falcatrua Nº 18.633

Até 28 de março de 2012
Studio SP – Vila Madalena
R. Inácio Pereira da Rocha, 170
Às quintas-feiras, às 22h

Ingressos: R$ 40 (porta) / R$ 20 (lista)


Nenhum comentário: