segunda-feira, 7 de maio de 2012

OPERAÇÃO SORRISO NO RIO DE JANEIRO: 31/05 E 01/06/12




Nos dias 31 de maio e 01 de junho, a ONG Operação Sorriso realizará um programa humanitário na cidade do Rio de Janeiro, oferecendo cerca de 100 vagas para cirurgias corretivas gratuitas em crianças portadoras de fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio leporino, lábio lascado ou goela de lobo).
A seleção dos pacientes será realizada no Centro de Tratamento de Cirurgias Crânio-Maxilo-Facial (CTAC), na Av. Marechal Rondon, 381 e as cirurgias dos pacientes selecionados será feita no Hospital Universitário Pedro Enersto (HUPE) já na semana seguinte.
Para participar não é necessário fazer pré-inscrição, apenas comparecer ao local nos dias indicados levando documentos. Pacientes e mais 1 familiar que residam fora do município podem solicitar no dia por hospedagem gratuita. A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo. “A preocupação da Operação Sorriso no mundo inteiro está em realizar um programa humanitário com qualidade. Vamos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Para isso, montamos uma grande estrutura de recepção aos pacientes e seus familiares, onde contamos com a Marinha do Brasil no apoio à logística e alojamento”, explica Clóvis Brito, diretor executivo da OSB.
Ao todo, cerca de 70 voluntários do mundo inteiro estarão envolvidos na missão do Rio. Os profissionais pertencem a diferentes especialidades como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria etc. “A ideia é operar e capacitar centros locais. As crianças que não forem atendidas serão encaminhadas para o serviço local, atingindo a população com resultados mais permanentes”, enfatiza Luciana Glaser, coordenadora Nacional de Programas da OSB.
Os profissionais de saúde responsáveis são especializados em fissura labiopalatina e coordenados pela equipe da Operação Sorriso. “O processo de credenciamento dos voluntários é coordenado pelo Conselho Multidisciplinar de Saúde da Operação Sorriso, visando garantir que tenhamos um time altamente especializado. Parte importante do nosso trabalho é o investimento no treinamento e na capacitação dos profissionais de Saúde. Buscamos a sustentabilidade local no atendimento ao paciente fissurado, principalmente nas regiões de grande demanda”, explica o Dr. Nivaldo Alonso, voluntário da Operação Sorriso e coordenador do Centro de Cirurgias Crânio-Faciais da USP, reforçando que os interessados em participar podem preencher cadastro no site da OSB.
Quem quiser ajudar também pode doar alimentos, produtos de higiene e limpeza e roupas de cama e banho que serão direcionados ao atendimento das pessoas vindas de outros municípios. Os materiais mais solicitados são açúcar, aveia, biscoito doce ou salgado, café, mingau, iogurte, leite, maisena, achocolatado em pó, sucos, gelatina, água sanitária, bacias, baldes, esponjas, detergente de louça, copo descartável, creme dental, escova de dente, desodorante, guardanapos, lixeiras, papel higiênico, panos de chão e de prato, sabão, sabonete e sacos plásticos. Basta entrar em contato no telefone (21) 7979-5870.
Além da Marinha do Brasil, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, CTAC, HUPE, Rio Solidário, Loterj, Instituto da Criança, Colgate-Palmolive, ETHICON, Johnson & Johnson, F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI. Apoio Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O que é fissura labiopalatina?

O lábio fissurado, ou fenda palatina, é uma abertura no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um problema congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. As consequências da fissura labiopalatal na vida de uma criança vão além da estética e podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.
A cirurgia é relativamente rápida. Em média, uma cirurgia no lábio tem duração média de 45 minutos e, na manhã após a cirurgia, o paciente já está liberado para retornar para casa.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é a maior organização mundial dedicada exclusivamente a crianças portadoras deformidades faciais, com atuação em 60 países, e mais de 200.000 crianças operadas. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 73.000 exames e avaliações especializadas e mais de 5 mil cirurgias em 10 estados brasileiros. Estes atendimentos refletem milhares de histórias de superação, dedicação e amor ao próximo.
Em 2011 foram realizados mais de 4 mil exames multidisciplinares especializados para crianças das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, sendo realizadas 339 cirurgias e 10 programas pós-operatórios, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para 471 crianças. Também foram realizados três programas de treinamento para 88 profissionais de saúde dessas regiões.
A organização atua de forma independente e transparente, mantendo completa responsabilidade na coordenação dos programas, levantamento de fundos e estabelecimento de acordos com instituições e empresas parceiras. Não há financiamento governamental e os balanços financeiros estão disponíveis no site.

Para mais informações sobre a Operação Sorriso do Brasil e sobre o programa médico-humanitário, acesse: www.operacaosorriso.org.br.

SERVIÇO:

Dias de seleção dos pacientes: 31 de maio e 01 de junho de 2012

Local: CTAC – Av. Marechal Rondon, 381 – São Francisco Xavier -RJ

Horário: a partir das 8h.

Datas das cirurgias: 04 a 08 de junho

Local: Hospital Universitário Pedro Ernesto


Obs.: Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer com documentos ao local informado acima no dia da triagem dos pacientes.




Fonte: operacaosorriso.org.br


Nenhum comentário: